CONHEÇA O SINTHALPAR?

SINDICATO DOS TERAPEUTAS INTEGRATIVOS E COMPLEMENTARES DA SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ.

Entidade Sindical, para lutar pelos direitos da classe, diretamente ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego. 

É uma associação de trabalhadores que lutam para defender os interesses e direitos de seus representados, onde os trabalhadores são livres para se juntarem ao grupo de filiados. 

A Constituição Federal de 1988 reconhece o direito à sindicalização, à greve, à luta pela dignidade, e em seu artigo oitavo, inciso terceiro reza que ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas. 

Hoje a contribuição sindical não é mais obrigatória e isso vai fazer com que somente sindicatos atuantes se mantenham em pé. O SINTHALPAR se preocupa com sua classe profissional e está sempre à frente em sua defesa.

Cabe ao sindicato negociar coletivamente, intervir legalmente em ações judiciais e participar da elaboração da legislação laboral, tratando dos problemas coletivos que surgem decorrentes do exercício da profissão e se preocupa também com a condição social do trabalhador enquanto cidadão. 

Por exemplo: se o local de trabalho não tem condições adequadas, faltam equipamentos ou a manutenção destes é ineficiente, cabe ao sindicato informar a gestão sobre o ocorrido, e esta tomar as providências para que o problema seja solucionado. É comum confundirmos ações sindicais e ações de gestão.

As ações do sindicato de classe contribuem não apenas para a defesa do próprio interesse do seu filiado como para o desenvolvimento da sociedade. Muitos trabalhadores pensam em sindicalizar-se quando estão em situação de problemas concretos, porém nestes casos pode ser tarde demais. Ações isoladas formam ideias vagas, distorcidas e equivocadas diante dos problemas da classe e as posições a serem tomadas por este profissional, acaba por prejudicá-lo e a toda a sua categoria.

Sindicalizar-se significa fortalecer-se com vista à defesa de seus interesses, sendo estes individuais e coletivos, levando em conta que o sindicato lhes faz chegar informações preciosas, que o trabalhador nunca terá acesso se estiver caminhando individualmente. É um investimento individual e coletivo. Cabe ao sindicato, por exemplo, negociar acordos coletivos, auxiliar juridicamente o seu sindicalizado em homologações das rescisões contratuais, receber e encaminhar denúncias trabalhistas, como em casos de assédio moral, perseguição, atividade ilegal da profissão, precariedade de vínculo empregatício, negociar com o gestor em casos de demandas relativas a movimentos grevistas, jornada de trabalho, proteção aos diretos adquiridos, enfim, o sindicato representa o seu filiado.

Reparemos que mesmo em situações em que achamos que o sindicato não está fazendo o seu papel, inconscientemente sabemos que ele está atuante, pois é mais fácil tomarmos uma postura antisindical onde criticamos o nosso sindicato bradando aos quatro ventos que “ele não faz nada” ou mesmo que “ele não presta”, do que nos envolvermos com a causa, tomarmos consciência dos problemas, participarmos das assembleias e contribuirmos para a evolução da classe. Envolver-se com a causa demanda tempo, comprometimento, estudo, e por vezes deixarmos de lado nossos projetos pessoais para colaborar com o coletivo.

Metaforicamente o sindicato é uma faísca, que se transforma em chamas, é aquele fogo subterrâneo, persistente, que um ou outro isoladamente tenta apagar em vão. Nunca é demais ressaltar que uma categoria com representatividade é uma categoria unida, faça a sua parte: SINDICALIZE-SE! 

Para que se filiar ao sindicato?

O sindicato te representa, te defende e luta por seus direitos. 

Todos sabem que quanto mais unidos estivermos, mas longe conseguiremos ir. Pois, juntos somos mais forte e vamos mais longe.

Se não nos unirmos, ficará difícil ter nossos direitos reconhecidos. Se não houver um grande número de terapeutas unidos, nunca conseguiremos o reconhecimento de nossa atividade pelo Congresso Nacional. É por isso que devemos nos dar as mãos.

O que o Sindicato Oferece:

  • Carteira de Identidade Profissional, número de RT (Registro de Terapeuta) física e digital;
  • Alvará de qualificação profissional (alvará do CONATESIBR);
  • Divulgação de seu trabalho e currículo no site do Sindicato;
  • Divulgação dos seus cursos nas mídias sociais do Sindicato;
  • Orientação para solicitar alvará da prefeitura e demais órgãos públicos;
  • Descontos em cursos de escolas parceiras para sua qualificação profissional e em faculdades, estendidas a seus dependentes;
  • Desconto com escritórios contábeis para abertura de empresa simples, MEI para cursos e declaração de Imposto de Renda Simples;
  • Consulta jurídica com advogado para desconto em ações que sejam necessárias;
  • Registro de seus cursos que pode ser consultado por código específico;
  • Registro de certificado e diplomas, com identificação por QR Code;
  • Professores com curso registrado pode ter o selo de curso registrado;
  • Desconto para fazer certificado digital, por vídeo conferência E-CPF e E-CNPJ;
  • Convênio com médico Ortopedista em Curitiba ou por videoconferência;
  • Convênio com nutricionista em Curitiba ou por videoconferência;
  • Salas para atendimento na sede do sindicato com preço simbólico;
  • Convênio para aluguel de sala para eventos, cursos ou palestras;
  • Desconto em cursos e/ou congressos;
  • Desconto em farmácias de manipulação;
  • Desconto em materiais para aplicação de ozonioterapia e aparelhos;
  • Baixar o aplicativo em seu celular para receber nossos informativos;
  • Associados de outros estados tem amparo da associação CONATESIBR – Conselho Nacional de Terapias Complementares de Saúde Integrada, parceira do Sindicato para defender legalmente seus direitos;
  • Atendimento ao nível nacional.
  • Art. 170 – Parágrafo único – É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei.
  • Art. 5 – É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.
  • “Juntos somos mais fortes, unidos somos melhores!”