SOBRE A PROFISSÃO DE TERAPEUTA HOLÍSTICO E ALTERNATIVO
TERAPIAS ALTERNATIVAS:
Realizada por profissionais com curso não ministrado em faculdades, onde quem o pratica não se faz necessário curso superior.
(Terapia = harmonizar, equilibrar; Holística = do grego holus: totalidade) é mais qualidade e bem-estar em sua vida, utilizando-se de uma somatória de técnicas milenares e modernas, sempre suaves e naturais, proporcionando harmonia, autoconhecimento e incrementando sua capacidade de ser bem-sucedido.
Iridossomatologia, Terapia Floral, Terapia Corporal, Acupuntura, Auriculoterapia, Cromoterapia, Fitoterapia, Reiki, Massoterapia, Cristaloterapia, Hipnoterapia, Iridologia, Massagens, Drenagem Linfática.
A profissão de Terapeuta Alternativo, também conhecido com Terapeuta Complementar da Saúde ou Terapeuta Holístico é lícita, ou seja, inexiste Lei que a preveja, limite ou impeça o seu livre exercício.
Entretanto, ela não é regulamentada, ou seja, não existe Lei ou Decreto Federal específicos sobre o tema.
A ausência de Regulamentação pelo governo para muitas profissões tem sido altamente benéficas, para outras, nem tanto, pois a colocam como alvo de polêmicas e perseguições.
A correta interpretação da Constituição Federal garante que a ausência de regulamentação por Lei Federal torna LIVRE o exercício profissional.
A CBO – Classificação Brasileira de Ocupações registra mais de 30.000 profissões e destas, cerca de 25 possuem lei regulamentando e órgão fiscalizador próprio. Ou seja, via de regra, a esmagadora maioria das profissões brasileiras são desregulamentadas, cabendo à “lei de mercado” a seleção dos trabalhadores, daí a grande importância da auto regulamentação da sua CRTA – Carteira de Registro de Terapeuta Alternativo, cuja adesão espontânea por parte do profissional, possibilita ao público interessado selecioná-los como seus escolhidos, passando-lhes uma maior credibilidade e menos chance de preconceitos oriundos de outras categorias.
Com sua carteira fica mais fácil obter seu alvará de profissional liberal junto as prefeituras.