1º Seminário de Práticas Integrativas e Complementares de CS da FSP/USP.

postado em: Evento | 0
Data: 09/06/2017 – 8:00 às 18:00 horas

O objetivo do 1º Seminário de Práticas Integrativas e Complementares é levar conhecimento, divulgar, ampliar e clarificar as atividades desenvolvidas no Centro de Saúde Escola “Geraldo de Paula Souza” da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e no Sistema Único da Saúde (SUS), de acordo com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PIC), através do aprendizado e vivencias práticas, dentro de uma visão da abordagem do ser integral para o cuidado e atenção em saúde. 

O evento gratuito a ser realizado pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP é destinado a profissionais de saúde, professores, alunos e público em geral. Este é um tema que, cada vez mais, vem apresentado grande interesse dos cientistas e pesquisadores em todo o mundo, demonstrando os benefícios do uso e associação das PIC no contexto do desenvolvimento da autonomia e do autocuidado na atenção à saúde.

PROGRAMAÇÃO

DIA 09/06/2017
  • RECEPÇÃO – 8:00h
     
  • ABERTURA – 8:15h às 8:30 – Diretor da FSP/USP – Prof. Dr. Victor Wünsch Filho e Diretor do CSEGPS-FSP/USP – Prof. Dr. Paulo Rogério Gallo
     
  • INTRODUÇÃO – Ana Lucia Lumazini de Moraes – “Breve histórico das Práticas Integrativas e Complementares no CSEGPS-FSP/USP” – Bióloga do Centro de Saúde Escola “Geraldo de Paula Souza” (FSP/USP), Especialista em Saúde Pública (FSP/USP), Formação Profissional em Naturopatia, Massoterapia e Terapeuta Holística (Humaniversidade Holística), Reiquiana, Atualização:Calatonia Instituto Sedes Sapientiae), Especialização: Cinesiologia – Psicologia Analítica e Integração Fisiopsíquica (Instituto Sedes Sapientiae), Coordenadora da Implantação das Práticas Integrativas e Complementares do CSEGPS-FSP/USP. 
 
  • 1ª PALESTRA – 8:30 às 9:00h – Léia Fortes Sales – “Diabetes e Iridologia” – Enfermeira, Especialista em Medicina Integrativa, Iridologia, e Terapia floral, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Ciências da Saúde (EE, USP), Membro do grupo de pesquisa da Escola de enfermagem (USP) – Estudos em Práticas alternativas e Complementares na saúde, Coordenador de Pesquisa da Blosson – Educação em Terapia floral.
     
  • 2ª PALESTRA – 9:00 às 9:30 h – Prof. Dra Fabíola Carvalho Lopes dos Santos – “O método SELF – HEALING” – Fisioterapeuta, Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação (USP), Especialista em Promoção da Saúde (FSP?USP), Presidente da Associação de Self Healing de 2015 a 2017, Profª e Instrutora do Método.
     
  • 3ª PALESTRA – 9:30 às 10:00 h – Dr. Mario Luiz de Camargo – “Controle do stress através da meditação” – Médico oftalmologista e Vice-diretor do Centro de Saúde Escola “Geraldo de Paula Souza – FSP/USP, Pós-graduação no Addenbroke’s Hospital Cambridge University (Inglaterra), especialista em Yoga (Centro Universitário de pós-graduação, UNI-FMU)
 
  • 4ª PALESTRA – 10:00 às 11:30 h – Ana Maria Russo, Angela Scuoppo, Isabel Skaff A. Ferreira. – “Calatonia e Toques Sutis – A integração fisiopsíquica com crianças” 
    – ANA MARIA B. RUSSO – Psicóloga Clínica (PUC-SP), Psicoterapeuta de crianças, casais e famílias, Especialização: Cinesiologia-Psicologia Analítica e Integração Fisiopsíquica-Instituto Sedes Sapientiae-SP, Terapia de Casal e Família-Instituto Familiae-SP, Supervisora Clínica e Orientadora de Grupos de Estudo de Psicologia Analítica e Integração Fisiopsíquica, Seminários e Workshops-São Paulo-BR Umbria e Sicilia-IT;

    – ANGELA I. P. SCUOPPO – Psicóloga Clinica – Faculdade São Marcos de São Paulo – Psicoterapeuta Infantil, Família e Casal , Especialização: Psicoterapia Psicodinâmica Infantil, Psicologia Analítica, Cinesiologia-Integração Fisiopsíquica – Instituto Sedes Sapientiae-SP, Terapia de Casal e Família – Instituto Familiae-SP, Supervisora Clinica e Orientadora de Grupo de Estudos-Psicologia Analítica e Integração Fisiopsíquica, Seminários e Workshops-São Paulo-BR Umbria e Sicilia-IT;

    – IZABEL SKAFF AYUB FERREIRA – Psicóloga Clínica – Faculdade São Marcos de São Paulo, Psicoterapeuta de Criança, Adulto e Casal, Coordenadora de Grupos de Estudo e Vivência – Terapia Artística, Especialização: Cinesiologia – Integração Fisiopsíquica – Instituto Sedes Sapientiae-SP, Terapia de Casal e Família – Instituto Familiae-SP, Terapia Artística – em formação – pela Terarte -SP
     
  • DISCUSSÃO E DEBATE – 11:30 às 12:00 h
  • ALMOÇO – 12:00 ÀS 13:00 h
     
  • 5ª PALESTRA – 13:00 às 14:00 h – Luis Carlos Marques – “Política Nacional de Plantas Medicinais e fitoterápicos: avaliação dos 10 anos e busca de caminhos mais efetivos” – Farmacêutico, especialista em fitoterapia, mestre em botânica e doutor em ciências, professor universitário e pesquisador na área, membro do comitê nacional de avaliação da PNPMF, consultor da comissão de fitoterapia (SSP-SP), coordenador da comissão de plantas medicinais e fitoterápicos (CRF-SP);
     
  • 6ª PALESTRA – 14:00 às 15:00 h – Dra Arlete Antonissi – “Climatério – Uma abordagem através da Antroposofia” – Mestrado Profissional em Educação nas Profissões da Saúde (PUC-SP-Sorocaba), Aconselhadora Biográfica Antroposófica. Escola Livre Estudos Biográficos Minas Gerais (ELEB-MG), Especialização em Saúde da Família e Comunidade. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Especialização em Homeopatia. Sociedade de Homeopatia do Estado do Rio de Janeiro (SOHERJ), Graduação em Medicina. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
  • 7ª PALESTRA – 15:00 às 16:00 h – Prof. Dr. Danilo Forghieri Santaella – “Yoga e depressão”  – Graduado em Educação Física (USP), mestre (Fisiopatologia Experimental – USP) e doutor em Ciências da Saúde (Pneumologia, USP), Pós-doutorado em neurofisiologia pela Psicobiologia (UFRN) e pelo Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein. Atualmente é professor de Yoga do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), Anatomia e fisiologia do Yoga no Instituto de Ensino e Pesquisa em Yoga (IEPY).
 
  • 8ª PALESTRA 16:00 às 17:00 h – Prof. Dr Caio Fábio Schlechta Portella e Prof. Dra Paula Cristina Ischkanian – “As Práticas Integrativas e Complementares no contexto contemporâneo da saúde – trajetórias e desafios” 
    – Caio Fábio S. Portella – Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com graduação em Naturologia e formação específica em Fitoterapia pela Universidade Anhembi Morumbi, Coordenador e Docente do Curso de Naturologia da Universidade Anhembi-Morumbi, Editor Associado da revista cientifica: Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares – CNTC. Atuou durante 7 anos na Equipe do Programa Saúde do Adolescente do Governo do Estado de São Paulo, realizando atendimentos em naturologia no Ambulatório de Ginecologia da Adolescente do Hospital das Clinicas FMUSP. Participa de atividades ligadas ao Setor de Transdisciplinaridade Aplicada à Saúde da UNIFESP, compondo um ambulatório de atendimento Transdisciplinar, e corpo docente da Pós-Graduação em Transdisciplinaridade Aplicada à Saúde, Educação e Organizações. Sócio Fundador e Diretor de Tecnologia da Informação da Sociedade Brasileira de Naturologia – SBNAT. Sócio Fundador da APANAT – Associação Paulista de Naturologia. Faz parte do corpo Docente da Pós-Graduação em Dor e Pós Graduação em Ortopedia Multiprofissional, ministrando aulas sobre diversas Praticas Integrativas e Complementares em Saúde – Instituto Israelita Albert Einstein. Naturólogo no Instituto Transdisciplinar Intedor e Espaço Integral Saúde.

    – Paula Cristina Schkanian -Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2016). Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2011). Formada em Naturologia Aplicada (USSC), Docente do curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi, Diretora de ensino da Sociedade Brasileira de Naturologia (SBNat), Coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Naturologia e Práticas Integrativas e Complementares – NEPNATUPIC. Possui experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Promoção da Saúde; Práticas Integrativas e Complementares (PIC); Medicina Tradicional e Complementar (MTC) e Comunicação em Saúde. Experiência na área de Educação em Saúde, em projetos sociais, educação ambiental e sustentabilidade.
 
  • DISCUSSÃO E DEBATE 17:00 às 17:30 h

Organização: Centro de Saúde Escola “Geraldo de Paula Souza”
  • Prof. Dr. Paulo Rogério Gallo
  • Ana Lucia Lumazini de Moraes
     
Coordenação:
  • Ana Lucia Lumazini de Moraes
  • Arlete Antoniassi
  • Lorena Ferreira de Araújo Felix
     
Colaboração:
  • Comissão de Cultura e Extensão (Ccex)
  • Tecnologia da Informação (TIC)
  • Centro de Saúde Escola “Geraldo de Paula Souza
  • Parceiros do Centro de Saúde: IEPY e Associação Brasileira de Self-Healing, CEPEUSP.
     
Local: Anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública/USP – Av. Dr. Arnaldo, 715 – Cerqueira Cesar, Capital, SP.

Faça aqui, a sua inscrição:

Acesse aqui, a programação do evento:

Acesse aqui, o folder do evento:

Serão fornecidos certificados de participação aos inscritos presentes.

O evento será transmitido ao vivo pela Internet, via iptv usp

A FSP/USP não disponibliza estacionamento aos participantes.
 
http://www.fsp.usp.br/site/eventos/mostrar/6507
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =