70º CBEn

postado em: Evento | 0

          O 70º CBEn e demais eventos promovidos pela ABEn Nacional e realizados pela ABEn Seção Paraná acontecerão na cidade de Curitiba -Paraná, no período de 13 a 16 de novembro de 2018.

          O estado do Paraná teve o privilégio de sediar quatro Congressos Brasileiros de Enfermagem, organizados nos anos de 1962, 1974, 1991 e 2001, ressaltando que o último Congresso teve a participação de 5.831 congressistas, 4.321 trabalhos científicos apresentados e 82 livros lançados. Na ousadia de alcançar público semelhante, se requer estratégias capazes de mobilizar a categoria para discussão de temas relevantes ao seu processo de cuidar.

          Deste modo, a programação científica do 70º CBEn é orientada pelo tema central “Processo de cuidado como centralidade da Enfermagem”. Este tema se desdobrará também para o desenvolvimento do 6º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica de Saúde-SENABS e do 5º Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem – CLAHEn.

          O tema foi escolhido a partir de consulta pública em redes sociais, a qual resultou em lista preliminar de mais de uma centena de assuntos. Após a categorização dos assuntos por similaridade e retrospectiva dos temas das últimas edições do CBEn, o Comitê Gestor do 70º CBEn e dos demais eventos convidou instituições de saúde e de ensino para participarem de oficina para sua discussão e definição. A oficina contou com a presença de 26 enfermeiros, culminando com a composição da Comissão de Temas e com indicativo do tema central e de seus principais eixos. Duas semanas após a oficina, membros da Comissão de Temas trabalharam sobre o material produzido e construíram o título provisório, que posteriormente foi apresentado, debatido e aprovado no Conselho Nacional da ABEn – CONABEn.

          Foram definidos três eixos temáticos, a saber: Eixo 1 – A história e a contemporaneidade do processo de cuidar; Eixo 2 – Processo de cuidar baseado nas necessidades de saúde da população e na estruturação das políticas de saúde, e Eixo 3 – Ética e bioética no processo de cuidar.

          No 6º SENABS o tema será no domínio da Atenção Primária a Saúde; e para o 5º CLAHEn será direcionado aos determinantes históricos do processo de cuidar; O Comitê Gestor já realizou contatos na perspectiva de parcerias, dentre outras, com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Universidade Positivo, Universidade Federal do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Estadual de Londrina e Universidade Estadual de Maringá. 

          O Paraná sente-se honrado em receber a Enfermagem brasileira e recorre ao pensamento do seu poeta Paulo Leminski, que afirma “Isso de ser exatamente o que se é ainda vai nos levar além. ”

http://www.abeneventos.com.br/70cben/index.html

ABEn Nacional 
Tel: (61) 3226-0653
aben@abennacional.org.br
www.abennacional.org.br

ABEn – Seção Paraná 
(41) 3363-6242
aben@aben-pr.org.br 
http://www.aben-pr.org.br/

Win Eventos 
(62) 3241-3939 / (62) 98145-2436 
mailson@wineventos.com.br 
www.wineventos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − onze =