Comunicado Urgente aos Terapeutas – Coronavírus

postado em: Notícias | 0

A PRESIDENTE DO SINTHALPAR, SINDICATO DOS TERAPEUTAS DO ESTADO DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais que lhe confere o Art. 8 da CF e Art. 513 da CLT, Art. II, inciso C do Estatuto Social da entidade e principalmente em atendimento ao Decreto Estadual 4320 e Federal 8080/2020, considerando ser o Sinthalpar a entidade que representa os Terapeutas, este vem PRECONIZAR a todos os terapeutas as seguintes orientações:

• Quanto aos atendimentos e cursos, caso decida por não cancelar os mesmos deverão ser realizados em espaços com uma boa ventilação e tomar as seguintes precauções:
  1. Não cumprimentar e beijar os pacientes, procurando manter uma certa distância antes de iniciar os procedimentos a seguir;
  2. Lavar bem as mãos com agua corrente e sabonete esfregando bem entre as pontas e meio dos dedos;
  3. O paciente e o terapeuta devem Usar Álcool Gel nas mãos;
  4. Cancelar cursos com mais de 30 alunos, principalmente se o mesmo for em espaço físico sem ventilação adequada;
  5. Caso sinta algum sintoma do Corona vírus, que incluem coriza, tosse, dor de garganta, possivelmente dor de cabeça e talvez febre, que pode durar alguns dias
  6. Se desconfiar que esteja infectado você deve mediatamente ficar em isolamento para proteger seus familiares, amigos ou companheiros
  7. Caso desconfie que esteja infectado você deve seguir a orientação da secretaria de epidemiologia de sua cidade que orienta para que pacientes leves não procurem as Unidades de Saúde, liguem para elas, para evitar a superlotação do sistema de saúde e, consequentemente, o colapso da estrutura pública que pode acarretar na falta de leitos para atender os pacientes graves da doença, de outras enfermidades e oriundos de acidentes. Assim como a disseminação do vírus, já que uma pessoa infectada que vai até uma Unidade Saúde acaba contaminando pessoas com quem cruza no trajeto e também aquelas que já estão na Unidade de Saúde.
  8. As formas de contágio são as seguintes: Vias respiratórias: pelo ar por meio de gotículas de saliva, tosse ou espirro; Contato físico: por meio de beijos, abraços, toque ou aperto de mão; Contato com objetos ou superfícies contaminadas: seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
  9. Caso você ou familiar tenha vindo de viagem de países ou cidades com alto índice de infectados PELO Corona Vírus, mantenha o mesmo em quarentena e solicite informações as Unidades de saúde.
  10. Coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e febre baixa são sintomas que podem ser tratados em casa, essas pessoas não devem sair para evitar o contágio”, “No caso de sintomas mais fortes, como falta de ar, febre alta, tontura, desidratação e vômitos, essas pessoas devem procurar atendimento médico independente se tiveram contato com pessoas contaminadas”.
  11. O horário de funcionamento das secretarias de saúde no Paraná é das 8h às 23h de segunda a segunda. Os números são:

Atendimento em Curitiba e Região (41) 3350-9000  /  99876-2903 (WhatsApp)

Atendimento a demais cidades do Estado (41) 3330=4414  / 99117-3500  /  08006444414

“VOCÊ NÃO PRECISA CANCELAR SEUS ATENDIMENTOS OU CURSOS, MAS TEM A OBRIGAÇÃO DE TOMAR TODOS   OS CUIDADOS NECESSARIOS PARA EVITAR O CONTÁGIO E  PROTEGER QUEM VOCÊ AMA. ”

Saiba mais clicando aqui!